A Vida.

A Paz amados.

Que vocês tenham um excelente dia na presença do nosso Pai. Que o Senhor Proteja todos vocês e Guarde em paz. Hoje quero te chamar para uma reflexão sobre a VIDA, a tua vida, a nossa vida. O que você tem feito de bom, de ruim? Tens aproveitado de que forma? Costumamos dizer: a vida é curta, ou, a vida é pra ser vivida. Concordo que a vida é curta e que temos que vivê-la, mais como você tem feito isso? Está com alguns sábados que estamos estudando no grupo de jovens o livro de Salomão Eclesiastes e tem um capitulo que nesses dias tem me chamado atenção e tem me incomodado a compartilhar com você inclusive irei passar nesse sábado para os nossos jovens. Eu só sei que vale a pena viver com Cristo e em Cristo.

Eclesiastes 9

9:1 DEVERAS todas estas coisas eu considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.

9:2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

9:3 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.

9:4 Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).

9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

9:6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

9:7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.

9:8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

9:9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.

9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

9:11 Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.

9:12 Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles

9:13 Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande.

9:14 Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;

9:15 E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.

9:16 Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.

9:17 As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.

9:18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.


O capítulo 9 de Eclesiastes começa ainda com resquícios do último versículo do capítulo 8, ou seja, "o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol". O discurso de Salomão está perto do fim, e ele começa a preparar a conclusão, não sem antes repetir alguns temas que já havia dito, e enfatizar a questão da morte, da sabedoria, do tempo e do acaso, principalmente. É na questão da morte que vamos focar aqui quanto se diz ao valor da Vida. Mais antes vamos viajar nesse capitulo tão maravilhoso em que Salomão já concluindo suas teorias e já no final de sua vida nos passa em suas palavras que o tempo é do Senhor e que vivamos porque não sabe à hora, à nossa hora.

Assim, os primeiros versículos do capítulo 9 de Eclesiastes ressaltam que "tudo sucede igualmente a todos" (v. 2), a crentes e incrédulos, a justos e injustos, o destino é o mesmo, o que dá a idéia de que somos todos descartáveis no final. Nem "reciclados" somos, já que tudo está no esquecimento (v. 5). De nada adiantou amar, odiar, invejar, pois a vida se foi e tudo foi em vão (v. 6). Entretanto, ele realmente crê que vale a pena viver (v. 7), que a vida é melhor do que o nada (v. 9). Tudo o que vier às nossas mãos, façamos conforme as nossas forças (v. 10), até porque, no nosso destino final, nada disso existirá. Após destacar a questão da morte, Salomão segue dizendo que "tudo depende do tempo e do acaso" (v. 11), o que não deixa de ser uma recordação do que já havia dito em Eclesiastes 3, no tão conhecido texto do "tempo para tudo". Afinal, não sabemos a nossa hora (v. 12). A maneira como decidimos sair do portão de casa pode definir a nossa vida (ou a nossa morte) de maneira totalmente inesperada. A nossa vida pode depender do simples fato de decidirmos sair pela direita ou pela esquerda, pelo portão de casa, numa linda manhã. A morte nos ronda todos os dias, conforme percebemos por uma simples passada de olhos nas manchetes dos jornais, com tantas vítimas do acaso, das balas perdidas, dos diques que se rompem, das pontes que caem. Já repararam como, às vezes, tudo dá errado? Muitas vezes, eu tive que sair mais tarde de casa, ou pegar um caminho diferente, porque simplesmente algo (ou uma sucessão de "acasos") deu errado. Com o tempo, eu percebi que aquilo muito bem podia ser Deus simplesmente me protegendo de um acaso pior, e eu passei a relaxar depois desta percepção das coisas. Mais do que a Lei de Murphy, existe uma providência divina agindo nas nossas vidas, de todos nós, e esta providência às vezes se parece mais com um agente secreto que espreita os acontecimentos mais banais e corriqueiros do nosso dia-a-dia, mas está sempre ali presente, batendo o ponto, influindo nos mínimos detalhes para o nosso bem, mesmo que o aparente mal nos aconteça.

No final do capítulo 9, Salomão conta uma pequena parábola, para exaltar a sabedoria (v. 13). Ele conta a história de uma pequena cidade, cercada por um grande rei (v. 14), em que um homem pobre, mas sábio, a livrou (v. 15), mas logo caiu no esquecimento do povo que havia salvado (v. 16). Esta é uma parábola com vários significados, mas o que mais me chamou atenção, a meu ver, é a questão da Gratidão e da Ingratidão. No v. 7, já vimos que havia uma espécie de gratidão de Deus para com os seus servos, sem nenhuma razão específica, apenas pela graça d’Ele mesmo. Aqui vemos que o povo daquela cidade deveria ser eternamente grato ao homem pobre, mas eles logo se esqueceram do benefício que este lhes havia feito. De fato, não devemos esperar gratidão dos homens, porque a regra é a ingratidão. Da mesma maneira, a regra é a mesma no relacionamento dos homens para com Deus, como o próprio Jesus teve ocasião de vivenciar quando curou 10 leprosos (Lucas 17:11-19), e apenas um (ainda samaritano) retornou para lhe agradecer. Isto depois do Mestre ter dito que o senhor não precisava agradecer ao servo por este ter feito o que lhe havia sido ordenado (Lucas 17:9), num claro contraste com Eclesiastes 9:7, que é muito mais existencialista, no sentido de nos mostrar a importância de viver uma vida bem vivida, com todos os seus bens e males, e nos lembrarmos sempre de agradecer a Deus pelo dom da vida que Ele graciosamente nos deu. Às vezes não sabemos agradecer, não sabemos aproveitar, reclamos de tudo, e não nos agradamos e continuamos em uma busca desenfreada do nada. As pessoas nos cobram nos cobram um carro novo, uma casa grande, uma roupa de marca, um cabelo bonito, um namorado, um bom emprego, um marido, filhos, etc. E nos preocupamos tanto com isso que esquecemos o principal que é Deus. Nada disso levamos nada disso vale, a nossa vida aqui é passageira, é curta como muitos falam e não sabemos quando será a nossa hora, por isso vamos viver as nossas vidas mais sabendo que o melhor será quando estivermos ao lado do nosso Pai no céu porque a nossa vida lá com certeza será bem melhor. Vamos procurar aproveitar nossas vidas Salomão afirma que a vida é melhor que o nada, e é uma afirmação forte mais o que ele quer dizer e repito aqui é para que façamos tudo conforme as nossas forças porque nada disso teremos no nosso destino final. Seja quem for você procure fazer sempre acreditando e confiando em Deus e pare de reclamar e quando esse pensamento vir a sua cabeça procure ver os problemas do seu irmão que com certeza verá que o seu será pequeninho e agradeça a Deus. Quero orar por você, quero orar pela a sua vida, não sei o que fazes, não sei o que tu andas fazendo, não sei quem é você, mais quero orar pela a tua vida nesse momento.

Senhor Deus e nosso Pai, eu quero primeiramente te agradecer Senhor por tudo e pela a oportunidade que o Senhor me deste de está escrevendo e transmitindo da Tua Palavra para todo aquele que por aqui passar. Obrigada Senhor pela a minha vida e pela a vida dos nossos irmãos e te agradecemos Senhor por fazer parte porque sem Ti Deus não somos nada, sem Ti Deus não somos ninguém, pois o Senhor nos Protege nos Guarda de todo o mal, porque Tu nos Conheces, nos Sondas Senhor, Tu sabes todos os nossos caminhos. Tira Senhor tudo que não vem de Ti Pai e nos mostra que viver sem caminhar nos Teus caminhos muitas vezes nos traz as nossas vidas tristezas, desânimos, preocupações, fazendo-nos achar que não vamos conseguir. Peço-te Pai limpa nossas mentes, limpa nossos corações, sara nossas feridas, nos restaura Senhor, nos renova, nos capacita, nos fortalece, nos encoraja, nos cura, nos dá uma nova vida, uma vida de paz, uma vida que faça valer em nome de Jesus. Abençoa-nos Senhor e abençoa cada vida, eu não sei como anda as vidas de quem está lendo isso aqui, mais Tu Sabes Senhor, Tu nos Conheces e que o Senhor possa acalmar, equilibrar em nome de Jesus. Amém.


A Paz.
Ju.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

dalton.curvello disse...

Graça e PAZ!
Louvo a Deus por esta palavra, que sempre fala fundo em meu coração. Parabens e que Deus continue te abençoando!

Postar um comentário