O que no Sermão da Montanha o Senhor nos ensina?

A Paz amados!

Quero conversar com você hoje sobre o Sermão da Montanha, mais precisamente sobre o que na verdade o Senhor nos ensinou, o que Ele nos deixou claro para que sejamos grandes e verdadeiros Cistãos, amém.

Só poderá fazer parte do Reino que Jesus anunciou o cristão que souber traduzir a sua fé em atos concretos. Foi por isso que Ele disse: "nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt. 7,21). Portanto, ser cristão é muito mais que professar nossa fé em Jesus, cumprindo regras. Ser cristão é fazer a vontade de Deus. E para nos mostrar qual é a vontade de Deus, Jesus proferiu um belíssimo discurso que está no evangelho de São Mateus, nos capítulos 5,6 e 7. Esses três capítulos formam o Sermão da Montanha, que é um resumo do ensinamento de Jesus a respeito do Reino e da transformação que esse Reino produz. Pra mim é FANTÁSTICO o que Jesus nos ensina aqui e fico imaginando como foi esse momento.

O Sermão da Montanha inclui as Bem-Aventuranças que são o anúncio da felicidade e libertação do homem e não o conformismo ou alienação. As Bem-Aventuranças anunciam a vinda do Reino através da palavra e ação de Jesus. Estas tornam presente no mundo a justiça do próprio Deus para com aqueles que são inúteis ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que explora e no poder político e religioso que escraviza e oprime.

Portanto, no sermão da montanha Jesus nos ensina que ser cristão:

É ser o sal da terra e a luz do mundo através de um testemunho autêntico (Mt. 5,13-16). Não se deixando escravizar pela lei, mas buscando relações fraternas através da prática da justiça (Mt.5,17-20).

É ser capaz de buscar a reconciliação antes de fazer a oferta (Mt. 5,21-26). É ser fiel à esposa ou esposo, evitando o adultério (Mt. 5,27-32).

É ser capaz de dizer sim, quando é sim; e não quando é não. O que dissermos, além disso, vem do Diabo (Mt. 5,33-37). É ser capaz de resistir ao inimigo não usando as mesmas armas que ele usa, mas através de comportamento que o desarme (Mt. 5,38-42).

É ser capaz de amar, não só os amigos, mas também os inimigos; os que nos odeiam e nos perseguem (Mt. 5,43-48). É procurar agir com justiça nas nossas relações com o próximo (esmola), com Deus (oração) e conosco mesmo (jejum). Dar esmolas, orar e jejuar são práticas que devem ser realizadas em segredo. Porque se praticarmos nossa justiça diante dos homens, só para sermos elogiados por eles, não teremos a recompensa de Deus que está nos céus (Mt. 6,1-18).

É ser capaz de ajuntar riquezas no céu, onde a traça e a ferrugem não corroem, e onde os ladrões não roubam. Porque onde está nosso tesouro, estará também nosso coração (Mt. 6,19-34),

É buscar o Reino de Deus e a sua Justiça em primeiro lugar, deixando de lado as preocupações exageradas. Vivendo um dia de cada vez (Mt. 6,25-34).

É procurar, em nossas relações humanas, não julgar, nem condenar nossos irmãos. Procurando, primeiro, ver nossos defeitos, para depois poder apontar o defeito do irmão (Mt. 7,1-5). É tomar cuidado para não jogar pérolas aos porcos, isto é, anunciar a Palavra de Deus àqueles cujo deus é a riqueza, ou àqueles que não estão preparados para ouvir (Mt.7,6)

É pedir a Deus com a confiança de um filho que acredita no amor do pai (Mt. 7,7-11). É desejar ao outro somente aquilo que gostaríamos de receber, porque é assim que acontece (Mt. 7,12).

É ser capaz de optar pelo caminho estreito e difícil que conduz ao Reino de Deus e sua justiça (Mt.7,13-14). É tomar cuidado com os falsos profetas que pregam ideologias que nos afastam do Reino de Deus e da sua justiça. Eles parecem cordeiros, mas no fundo são lobos ferozes que produzem, dentro da sociedade, frutos de cobiça e de sede de poder (Mt. 7,15-20),

É compreender que não basta professar a fé em Jesus e reconhecer que Ele é o Senhor. Só entrará no Reino de Deus quem for capaz de traduzir sua fé em gestos concretos (Mt. 7,21-23 ) (Mt. 25,31-46).

É saber viver e agir de acordo com a justiça do Reino. Assim estaremos construindo nossa casa sobre a rocha. Ouvir a Palavra de Deus e não colocá-la em prática é como construir sobra a areia. Um dia a casa cai (Mt.7,24-27).

O sermão da montanha termina dizendo as multidões ficaram admiradas com as palavras de Jesus, pois Ele ensinava como alguém que tem autoridade e não como os doutores da Lei. Resumindo, Jesus vivia e praticava o que ensinava (Mt. 7,28-29).


A Paz.
Ju.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário