Governo vai analisar projeto de proteção a minorias religiosas.

ÍNDIA (32º) - O parlamento indiano vai analisar um projeto de lei que visa acabar com a violência entre comunidades que incide especialmente sobre as minorias religiosas e, principalmente, a cristã. 

Segundo dados oficiais do Ministério do Interior da União Indiana, no período entre os anos de 2004 e de 2008 foram registrados na Índia pelo menos 3.800 episódios de violência intercomunitária, contra as minorias étnicas, religiosas ou culturais. 

Entre os episódios mais graves, a violência de massa perpetrada em Orissa em 2008, mas são assinalados também 131 casos em Madhya Pradesh, 114 em Maharashtra Maharashtra e 109 em Karnataka: a esmagadora maioria destes casos afeta tanto cristãos como muçulmanos. 

 Na opinião de John Dayal, ativista dos direitos humanos e presidente da "United Christian Action", em declarações à agência Fides, “nos últimos 40 anos, os cristãos foram vítimas de uma campanha de ódio e violência”, sendo que na esmagadora maioria dos episódios reportados, o governo central foi criticado pela falta de intervenção”.

"Era necessário enfrentar a questão da impunidade, procurando um sistema que tornasse os políticos, polícia e agentes públicos responsáveis por suas ações ou pela falta de ação, antes, durante e depois das violências”, diz Dayal. 

Monitoramento e proteção

Este projeto de lei, agora em discussão, prevê a constituição de uma Autoridade Nacional para a Harmonia Interreligiosa que deverá monitorar as situações locais e dar amplos poderes de intervenção ao Estado central nos casos de violência que acontecerem nos vários estados da federação. 

Apesar do carácter pacífico, já existem grupos querendo contestar este projeto de lei. Fundamentalistas hindus e o partido nacionalista Bharatiya Janata Party lançaram uma campanha contra, definindo o projeto como "discriminatório", por prever a proteção das minorias cristãs e muçulmanas.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário