Brasil está menos generoso.


Em 85º lugar, empatado com a Argentina, pesquisa revela que os brasileiros ajudaram menos em 2011

O ranking de países generosos, elaborado pela entidade Charities Aid Foundation (CAF), revela que o Brasil caiu da 76ª posição para a 85ª, em 2011. Dos entrevistados, 48% afirmou ter ajudado um estranho, 26% doou dinheiro a instituições de caridade e apenas 14% participou de trabalho voluntário. Sendo assim, o Brasil apresentou uma média de 29% de generosidade. Um ponto percentual a menos que no ano de 2010.

Segundo a agência de notícias BBC, O ranking é liderado pelos Estados Unidos, em seguida aparece a Irlanda na segunda posição, Austrália na terceira e na quarta a Nova Zelândia. Já as últimas posições ficaram com a Croácia, Albânia, Grécia, Burundi e Madagascar. Os índices foram calculados com base em uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup, que entrevistou mais de 150 mil pessoas em 153 países.

"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."(Atos 20.35.) A cada dia somos consumidos pelo capitalismo, e o ritmo frenético do mercado de trabalho traga nossas forças de maneira que a competição nos torna pessoas individualistas e rixosas. Com isso, o amor se esfria gradativamente e as intrigas, invejas e ciúmes que nos cercam, nos tornam pessoas machucadas, armadas e desconfiadas.

Mas, o que fazer em meio a tanta rivalidade e desrespeito? O segredo está no versículo em que Jesus orienta: "Amarás a teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22.39.) Quando a pessoa para de pensar somente em si e pensa no outro, atitudes ríspidas e frias com o próximo passam a perder lugar nos relacionamentos profissionais e pessoais. Um grande passo para começar a praticar a generosidade.

A religião imaculada que Jesus prega é a mesma que resume o ato de generosidade: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1.27.) Ore para que o Brasil entenda a mensagem da generosidade que Jesus ensina, e que os corações dos brasileiros sejam tocados pelo amor de Deus a ponto de mudar a realidade da posição em que o país se encontra no ranking.

Fonte: lagoinha.com

Paz.
Ju.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário